• home
  • Sala
  • Sala
  • Sala
  • biblioteca virtual
  • olinda em mapas
  • Cadastro
  • cadastro1

Páginas

Publicações da Sala de Situação de Olinda


A POESIA NOS MEANDROS DA SAÚDE PUBLICA


       Este trabalho tem por objetivo promover a divulgação e a reflexão crítica da Política de Saúde no município de Olinda entre os profissionais de saúde, equipe gestora e usuários usando outras modalidades de Educação em Saúde para além das estratégias mecanicistas tradicionais.Como outras abordagens com a possibilidade de representação da vivência da saúde pública foram escolhidos poemas que expressam as mais diversas áreas da saúde, nos seguintes eixos: - SUS: Princípios e Diretrizes; - Educação Permanente; - Rede da Saúde; - Controle Social – Papel e atuação do Agente Comunitário de Saúde.








Click no link abaixo:



DIAGNÓSTICO LOCAL DE SAÚDE
Uma analise das diferenças regionais do município de Olinda

A saúde é algo muito complexo e amplo, difícil de definir e mensurar. Para uma descrição mais aproximada da situação de saúde de uma determinada população, faz-se necessário o levantamento de informações sociodemográficas, ambientais, epidemiológicas, bem como informações sobre os processos que orientam a produção de ações para a saúde. 
Esses dados alimentam indicadores de saúde selecionados para acompanhar o desempenho do setor saúde que se expressa no alcance de objetivos e metas. Permitem, assim, identificar avanços ou retrocessos e orientam ajustes nas futuras decisões voltadas para a melhoria da situação. 
Nesse sentido a Secretaria de Saúde de Olinda por meio da Diretoria de Planejamento em Saúde apresenta a publicação “Diagnóstico local de saúde: Uma análise das diferenças regionais do município de Olinda”, tendo como objetivo analisar a situação de saúde do município nas diversas Regiões Político Administrativas (RPAs) e assim poder subsidiar a tomada de decisão em diferentes áreas de atuação, contribuindo desta forma para o fortalecimento e organização do sistema de saúde. 

Click no link abaixo:




GEOTRANS 2011 
Uma abordagem espacial dos acidentes de trânsito em Olinda



No sentido de evidenciar o impacto que os acidentes de trânsito provocam neste município, a Secretaria de Saúde de Olinda, por meio do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência/NUPAV e do  Núcleo de Geoprocessamento/NUGEO, torna público o presente trabalho intitulado : “ GEOTRANS 2011: Uma Abordagem Espacial dos Acidentes de Trânsito em Olinda.”
Trata-se de uma iniciativa, em parceria com o Ministério da Saúde, que visa aprimorar a estrutura de monitoramento e intervenção para o  enfrentamento dessa situação por meio da análise de riscos à saúde da população, sinalizando áreas prioritárias para intervenção.


Click no link abaixo:
                                                                                
                                     


CADLOG
Cadastro de Logradouros da Atenção Básica 2011

            Diante da necessidade de respostas rápidas e com um nível de confiabilidade elevado não só nos serviços de saúde, mas, também em qualquer atividade de gestão pública, se faz necessário a criação de novas ferramentas para atender de forma eficaz as demandas do dia a dia. Nesse sentido, o 


               Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO) parte integrante da Gerência de Gestão da Informação da Diretoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Olinda criou um formato de banco de dados com informações relevantes sobre a cobertura da Atenção Básica denominado CADLOG.
           O Cadastro de Logradouros também conhecido por CADLOG, consiste em um banco de dados construído no formato MS Access® do pacote Office 2003 da Microsoft e sua extensão nativa é “.mdb”. Este tem como objetivo permitir a qualquer usuário, realizar buscas por nome de rua para identificar a cobertura da ESF (Equipe de Saúde da Família) ou, ainda, identificar por nome do ACS (Agente Comunitário de Saúde) quais as ruas cobertas pelo mesmo, além das informações importantes como número de famílias, número de pessoas cobertas e elaboração de relatórios.     
          
Click no link abaixo:


Click no link abaixo: MANUAL DO CADLOG
 



Catálogo da Cobertura do Programa Saúde da Família 2010


    O Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO)  parte integrante  da  Gerência de Gestão da Informação da Diretoria de Planejamento da Secretaria  Municipal de Saúde  de  Olinda apresenta aos gestores, profissionais e usuários  do SUS  o  caderno  de  informações das Áreas de Cobertura da Estratégia Saúde da Família do município.
    Trata-se de uma atualização precisa  dos mapas das áreas de cobertura dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Além das informações espaciais, estão disponíveis informações referentes ao nome das ruas, localização da unidade e cobertura dividida por microárea do ACS.
    Este produto faz parte se um processo que além deste trabalho também foi elaborado o  “Cadastro  de  Logradouros  –  CADLOG”  que  tem  como  objetivo  permitir  a  qualquer usuário,  realizar  buscas  por  nome  de  rua para identificar a cobertura da ESF ou, ainda, identificar por nome do ACS quais  as  ruas  cobertas  pelo  mesmo, além das informações 
importantes  como  número  de  famílias,  número  de  pessoas  cobertas  e  elaboração de 
relatórios.
    Desta  forma  espera-se  que  esse  trabalho  apóie  a  gestão  na  definição  de áreas prioritárias   de   ampliação   da   atenção   básica   e/ou   na   definição  de  estratégias  de reorganização das áreas existentes.    
          
Click no link abaixo:



GEOTRANS 

Uma abordagem espacial dos acidentes de trânsito em Olinda


No sentido de evidenciar o impacto que os acidentes de trânsito provocam neste município, a Secretaria de Saúde de Olinda, por meio do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência/NUPAV e do Núcleo de Geoprocessamento/NUGEO, torna público o presente trabalho intitulado : “ GEOTRANS: Uma Abordagem Espacial dos Acidentes de Trânsito em Olinda.”
Trata-se de uma iniciativa, em parceria com o Ministério da Saúde, que visa aprimorar a estrutura de monitoramento e intervenção para o enfrentamento dessa situação por meio da análise de riscos à saúde da população, sinalizando áreas prioritárias para intervenção.
                                                                                
                                        Click no link abaixo:




Instrutivo da Sala de Situação da Atenção Básica



A  Secretaria  de  Saúde  do município  de  Olinda  apresenta  aos  profissionais  e gestores do  Sistema  Único  de Saúde o instrutivo de orientações acerca dos indicadores de monitoramento da Sala de Situação em Saúde da Atenção Básica. 
Trata-se  de  uma  elaboração  coletiva,  que  reflete  a  expectativa  institucional  de que  os  conteúdos  aqui  apresentados  sejam  amplamente  utilizados  pelas  equipes  e  gestores    da    Secretaria    de    Saúde    no   momento    de    divulgação  e  discussão    dos indicadores   que   compõem  a Sala de Situação.
Click no link abaixo:




IDB Olinda 2009




Com o folheto dos Indicadores e Dados Básicos para Saúde de Olinda (IDB –Olinda) pretende-se apresentar alguns dos principais indicadores, reconhecendo a importância do acesso à informação técnica para melhorar a qualidade da gestão de saúde do município.

As informações divulgadas são resultados do trabalho das diversas Diretorias que compõem a Secretaria de Saúde de Olinda e o produto final é parte integrante da Sala de Situação de Saúde.






Click no link abaixo:




Painel Saúde Olinda

  

Um dos produtos da Sala de Situação de Saúde é o "Painel Saúde Olinda", que tem por objetivo democratizar a informação em saúde do município de Olinda, sendo resultado de um trabalho que envolve as diversas Diretorias e áreas técnicas que compõem a Secretaria de Saúde de Olinda.






- Características Socioeconômicas e Demográficas;
- Orçamentário e Financeiro;
- Cobertura de Ações e Serviços;
- Mortalidade;
- Morbidade e Fatores de Risco;
- Análise por bairros;
- Pacto pela Saúde;
- Rede Assistencial

Espera-se que o "Painel" possa subsidiar à gestão no planejamento e tomada de decisão.

 Click no link abaixo: