• home
  • Sala
  • Sala
  • Sala
  • biblioteca virtual
  • olinda em mapas
  • Cadastro
  • cadastro1

Páginas

Biblioteca Virtual



PUBLICAÇÕES DA SALA DE SITUAÇÃO 




Rede Assistencial de Olinda


    Esse banco consiste em um aplicativo para concentrar as informações relevantes sobre a rede assistencial de saúde a partir da base de dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES).


      Os usuários podem fazer consultas por categorias pré-estabelecidas, criar relatórios, checar o consolidado da rede em tela única, visualizar mapas de localização das unidades além de imprimir vários tipos de listas de acordo com as necessidades do usuário.
     Elaboramos também um instrutivo para auxiliar na compreensão e utilização deste  aplicativo. 




          
Click no link abaixo:





CADLOG
Cadastro de Logradouros da Atenção Básica Versão 0.2


            Diante da necessidade de respostas rápidas e com um nível de confiabilidade elevado não só nos serviços de saúde, mas, também em qualquer atividade de gestão pública, se faz necessário a criação de novas ferramentas para atender de forma eficaz as demandas do dia a dia.

 Nesse sentido, o Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO) parte integrante da Gerência de Gestão da Informação da Diretoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Olinda criou um formato de banco de dados com informações relevantes sobre a cobertura da Atenção Básica denominado CADLOG.
           O Cadastro de Logradouros também conhecido por CADLOG, consiste em um banco de dados construído no formato MS Access® do pacote Office 2003 da Microsoft e sua extensão nativa é “.mdb”. Este tem como objetivo permitir a qualquer usuário, realizar buscas por nome de rua para identificar a cobertura da ESF (Equipe de Saúde da Família) ou, ainda, identificar por nome do ACS (Agente Comunitário de Saúde) quais as ruas cobertas pelo mesmo, além das informações importantes como número de famílias, número de pessoas cobertas e elaboração de relatórios.     
          
Click no link abaixo:


Click no link abaixo: MANUAL DO CADLOG
 
DOWNLOAD




Catálogo da Cobertura do Programa Saúde da Família 2012
atualizado em 11/2012


    
O Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO)  parte integrante  da  Gerência de Gestão 
da Informação da Diretoria de Planejamento da Secretaria  Municipal de Saúde  de  Olinda apresenta aos gestores, profissionais e usuários  do SUS  o  caderno  de  informações das Áreas de Cobertura da Estratégia Saúde da Família do município.
    Trata-se de uma atualização precisa  dos mapas das áreas de cobertura dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Além das informações espaciais, estão disponíveis informações referentes ao nome das ruas, localização da unidade e cobertura dividida por microárea do ACS.
    Este produto faz parte se um processo que além deste trabalho também foi elaborado o  “Cadastro  de  Logradouros  –  CADLOG”  que  tem  como  objetivo  permitir  a  qualquer usuário,  realizar  buscas  por  nome  de  rua para identificar a cobertura da ESF ou, ainda, identificar por nome do ACS quais  as  ruas  cobertas  pelo  mesmo, além das informações importantes  como  número  de  famílias,  número  de  pessoas  cobertas  e  elaboração de relatórios.
    Desta  forma  espera-se  que  esse  trabalho  apóie  a  gestão  na  definição  de áreas prioritárias   de   ampliação   da   atenção   básica   e/ou   na   definição  de  estratégias  de reorganização das áreas existentes.    
          
Click no link abaixo:







A POESIA NOS MEANDROS DA SAÚDE PUBLICA


       Este trabalho tem por objetivo promover a divulgação e a reflexão crítica da Política de Saúde no município de Olinda entre os profissionais de saúde, equipe gestora e usuários usando outras modalidades de Educação em Saúde para além das estratégias mecanicistas tradicionais.Como outras abordagens com a possibilidade de representação da vivência da saúde pública foram escolhidos poemas que expressam as mais diversas áreas da saúde, nos seguintes eixos: - SUS: Princípios e Diretrizes; - Educação Permanente; - Rede da Saúde; - Controle Social – Papel e atuação do Agente Comunitário de Saúde.








Click no link abaixo:



CADERNO DE INFORMAÇÕES DE SAÚDE DE OLINDA 




Divulgado pelos Cadernos de Informação em Saúde da SES/PE, este produto contém dados do município de Olinda até o ano de 2011. Este possui informações sobre demografia, saneamento, rede assistencial, financiamento, assistência ambulatorial e hospitalar, morbidade hospitalar, nascimento, mortalidade dentre outras.



Click no link abaixo:

ESTIMATIVA POPULACIONAL 2011 - 2019
OLINDA



          Esta publicação consolida algumas das informações mais relevantes sobre os dados demográficos disponibilizados a partir do Censo 2010, como a contagem populacional sexo e faixa etária, dispondo ainda dos dados desagregados por Bairro e Região Política Administrativa (RPA).
     Os dados de 2010 foram consolidados a partir das  informações do universo do Censo demográfico disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por setor censitário. Para o cálculo das projeções da população estimada para 2011 a 2019, considerouse a taxa de crescimento anual de 0,27%, segundo o IBGE.  Esperamos que esse produto contribua para o trabalho de todos que fazem parte do SUS Olinda.

Click no link abaixo:





ÁREA COBERTA DOS
AGENTES COMUNITÁRIOS DE ENDEMINAS 

    Este material trata-se de uma atualização precisa dos mapas das áreas de cobertura dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE). Todos os supervisores de área, através de um cronograma, compareceram ao NUGEO e a partir das informações fornecidas pôde-se consolidar cada área por ACE. Além das informações espaciais, espera-se que este trabalho apoie a gestão, profissionais e usuários do SUS.

Click no link abaixo:




RESUMO EPIDEMIOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE OLINDA
(2000 A 2011)



Este produto trata-se do Resumo Epidemiológico do Município de Olinda referente ao período de 2000 a 2011.
Incluí dados da população, perfil do nascimento e o perfil da mortalidade.



Click no link abaixo
:

                                            DOWNLOAD






DIAGNÓSTICO LOCAL DE SAÚDE
Uma analise das diferenças regionais do município de Olinda

    A saúde é algo muito complexo e amplo, difícil de definir e mensurar. Para uma descrição mais aproximada da situação de saúde de uma determinada população, faz-se necessário o levantamento de informações sociodemográficas, ambientais, epidemiológicas, bem como informações sobre os processos que orientam a produção de ações para a saúde. 
   Esses dados alimentam indicadores de saúde selecionados para acompanhar o desempenho do setor saúde que se expressa no alcance de objetivos e metas. Permitem, assim, identificar avanços ou retrocessos e orientam ajustes nas futuras decisões voltadas para a melhoria da situação. 
    Nesse sentido a Secretaria de Saúde de Olinda por meio da Diretoria de Planejamento em Saúde apresenta a publicação “Diagnóstico local de saúde: Uma análise das diferenças regionais do município de Olinda”, tendo como objetivo analisar a situação de saúde do município nas diversas Regiões Político Administrativas (RPAs) e assim poder subsidiar a tomada de decisão em diferentes áreas de atuação, contribuindo desta forma para o fortalecimento e organização do sistema de saúde. 

Click no link abaixo:




GEOTRANS 2011 
Uma abordagem espacial dos acidentes de trânsito em Olinda



   No sentido de evidenciar o impacto que os acidentes de trânsito provocam neste município, a Secretaria de Saúde de Olinda, por meio do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência/NUPAV e do  Núcleo de Geoprocessamento/NUGEO, torna público o presente trabalho intitulado : “ GEOTRANS 2011: Uma Abordagem Espacial dos Acidentes de Trânsito em Olinda.”
    Trata-se de uma iniciativa, em parceria com o Ministério da Saúde, que visa aprimorar a estrutura de monitoramento e intervenção para o  enfrentamento dessa situação por meio da análise de riscos à saúde da população, sinalizando áreas prioritárias para intervenção.




Click no link abaixo:
                                                                                
                                     


CADLOG
Cadastro de Logradouros da Atenção Básica 2011

            Diante da necessidade de respostas rápidas e com um nível de confiabilidade elevado não só nos serviços de saúde, mas, também em qualquer atividade de gestão pública, se faz necessário a criação de novas ferramentas para atender de forma eficaz as demandas do dia a dia.

 Nesse sentido, o Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO) parte integrante da Gerência de Gestão da Informação da Diretoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Olinda criou um formato de banco de dados com informações relevantes sobre a cobertura da Atenção Básica denominado CADLOG.
           O Cadastro de Logradouros também conhecido por CADLOG, consiste em um banco de dados construído no formato MS Access® do pacote Office 2003 da Microsoft e sua extensão nativa é “.mdb”. Este tem como objetivo permitir a qualquer usuário, realizar buscas por nome de rua para identificar a cobertura da ESF (Equipe de Saúde da Família) ou, ainda, identificar por nome do ACS (Agente Comunitário de Saúde) quais as ruas cobertas pelo mesmo, além das informações importantes como número de famílias, número de pessoas cobertas e elaboração de relatórios.     
          
Click no link abaixo:


Click no link abaixo: MANUAL DO CADLOG
 




Catálogo da Cobertura do Programa Saúde da Família 2010


    O Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO)  parte integrante  da  Gerência de Gestão da Informação da Diretoria de Planejamento da Secretaria  Municipal de Saúde  de  Olinda apresenta aos gestores, profissionais e usuários  do SUS  o  caderno  de  informações das Áreas de Cobertura da Estratégia Saúde da Família do município.
    Trata-se de uma atualização precisa  dos mapas das áreas de cobertura dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Além das informações espaciais, estão disponíveis informações referentes ao nome das ruas, localização da unidade e cobertura dividida por microárea do ACS.
    Este produto faz parte se um processo que além deste trabalho também foi elaborado o  “Cadastro  de  Logradouros  –  CADLOG”  que  tem  como  objetivo  permitir  a  qualquer usuário,  realizar  buscas  por  nome  de  rua para identificar a cobertura da ESF ou, ainda, identificar por nome do ACS quais  as  ruas  cobertas  pelo  mesmo, além das informações importantes  como  número  de  famílias,  número  de  pessoas  cobertas  e  elaboração de relatórios.
    Desta  forma  espera-se  que  esse  trabalho  apóie  a  gestão  na  definição  de áreas prioritárias   de   ampliação   da   atenção   básica   e/ou   na   definição  de  estratégias  de reorganização das áreas existentes.    
          
Click no link abaixo:





GEOTRANS 
Uma abordagem espacial dos acidentes de trânsito em Olinda


     No sentido de evidenciar o impacto que os acidentes de trânsito provocam neste município, a Secretaria de Saúde de Olinda, por meio do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência/NUPAV e do Núcleo de Geoprocessamento/NUGEO, torna público o presente trabalho intitulado : “ GEOTRANS: Uma Abordagem Espacial dos Acidentes de Trânsito em Olinda.”
      Trata-se de uma iniciativa, em parceria com o Ministério da Saúde, que visa aprimorar a estrutura de monitoramento e intervenção para o enfrentamento dessa situação por meio da análise de riscos à saúde da população, sinalizando áreas prioritárias para intervenção.
                                                                                
    Click no link abaixo:




Instrutivo da Sala de Situação da Atenção Básica

     A  Secretaria  de  Saúde  do município  de  Olinda  apresenta  aos  profissionais  e gestores do  Sistema  Único  de Saúde o instrutivo de orientações acerca dos indicadores de monitoramento da Sala de Situação em Saúde da Atenção Básica. 
    Trata-se  de  uma  elaboração  coletiva,  que  reflete  a  expectativa  institucional  de que  os  conteúdos  aqui  apresentados  sejam  amplamente  utilizados  pelas  equipes  e  gestores    da    Secretaria    de    Saúde    no   momento    de    divulgação  e  discussão    dos indicadores   que   compõem  a Sala de Situação.

                    


Click no link abaixo:




IDB Olinda 2009



Com o folheto dos Indicadores e Dados Básicos para Saúde de Olinda (IDB –Olinda) pretende-se apresentar alguns dos principais indicadores, reconhecendo a importância do acesso à informação técnica para melhorar a qualidade da gestão de saúde do município.


As informações divulgadas são resultados do trabalho das diversas Diretorias que compõem a Secretaria de Saúde de Olinda e o produto final é parte integrante da Sala de Situação de Saúde. 

                                                Click no link abaixo:





Painel Saúde Olinda
 
Um dos produtos da Sala de Situação de Saúde é o "Painel Saúde Olinda", que tem por objetivo democratizar a informação em saúde do município de Olinda, sendo resultado de um trabalho que envolve as diversas Diretorias e áreas técnicas que compõem a Secretaria de Saúde de Olinda.






- Características Socioeconômicas e Demográficas;
- Orçamentário e Financeiro;
- Cobertura de Ações e Serviços;
- Mortalidade;
- Morbidade e Fatores de Risco;
- Análise por bairros;
- Pacto pela Saúde;
- Rede Assistencial

Espera-se que o "Painel" possa subsidiar à gestão no planejamento e tomada de decisão.

 Click no link abaixo:



INSTRUMENTOS DE GESTÃO 


RAG Relatório Anual de Gestão 2011





O Relatório Anual de Gestão (RAG) é a sistematização de informações sobre os  resultados obtidos em um ano de governo, funcionando como prestação de contas, uma vez que estabelece a correlação entre as metas, os resultados e a aplicação de recursos.
O presente relatório procura apresentar uma síntese da gestão da saúde no ano de 2011. Sua elaboração se deu a partir das informações fornecidas por todas as áreas técnicas da Secretaria de Saúde de Olinda quanto às ações desenvolvidas durante o ano de 2011, cabendo à Diretoria de Planejamento a sistematização das informações recebidas.




Click no link abaixo:


Programação Anual de Saude 2011- PAS



A Programação Anual de Saúde (PAS) é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde, apresentando um caráter propositivo e devendo ser construída de forma mais objetiva possível de modo a facilitar o rápido e adequado entendimento. Constitui uma ferramenta, junto aos outros instrumentos de gestão, que possibilita a qualificação das práticas gerenciais do SUS e , por conseguinte, a melhora da resolubilidade da gestão e das ações e serviços prestados à população .


Click no link abaixo:

RAG Relatório Anual de Gestão 2010




O Relatório Anual de Gestão (RAG) é a sistematização de informações sobre os  resultados obtidos em um ano de governo, funcionando como prestação de contas, uma vez que estabelece a correlação entre as metas, os resultados e a aplicação de recursos.
O presente relatório procura apresentar uma síntese da gestão da saúde no ano de 2010. Sua elaboração se deu a partir das informações fornecidas por todas as áreas técnicas da Secretaria de Saúde de Olinda quanto às ações desenvolvidas durante o ano de 2010, cabendo à Diretoria de Planejamento a sistematização das informações recebidas.





Click no link abaixo:


Programação Anual de Saude 2010- PAS

A Programação Anual de Saúde (PAS) é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde, apresentando um caráter propositivo e devendo ser construída de forma mais objetiva possível de modo a facilitar o rápido e adequado entendimento. Constitui uma ferramenta, junto aos outros instrumentos de gestão, que possibilita a qualificação das práticas gerenciais do SUS e , por conseguinte, a melhora da resolubilidade da gestão e das ações e serviços prestados à população .




Click no link abaixo:






Plano Municipal de Saúde de Olinda



O Plano Municipal de Saúde 2010-2013 para o município de Olinda tem como eixos a ampliação do acesso; a qualificação do atendimento; a gestão democrática; a incorporação tecnológica e a responsabilidade sanitária. Isso representa um grande desafio para um município com necessidades de saúde inesgotáveis e recursos de financiamento limitados, o que reforça a importância da mobilização social para viabilizar os avanços esperados.




Click no link abaixo:






RAG Relatório Anual de Gestão 2009


O Relatório Anual de Gestão (RAG) é a sistematização de informações sobre os resultados obtidos em um ano de governo, funcionando como prestação de contas, uma vez que estabelece a correlação entre as metas, os resultados e a aplicação de recursos.
O presente relatório procura apresentar uma síntese da gestão da saúde no ano de 2009. Sua elaboração se deu a partir das informações fornecidas por todas as áreas técnicas da Secretaria de Saúde de Olinda quanto às ações desenvolvidas durante o ano de 2009, cabendo à Diretoria de Planejamento a sistematização das informações recebidas.


 Click no link abaixo:



 OUTRAS PUBLICAÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE DE OLINDA



Protocolo de Regulação da Atenção Básica



     O presente Protocolo de Regulação da Atenção Básica foi elaborado pela equipe da gestão municipal de saúde de Guarulhos-SP.
     Considerando a qual idade técnica do mesmo e sua apl icabi l idade ao modelo ass istencial de saúde de Ol inda, por meio da parcer ia inst i tuída ent re as secretarias municipais de saúde de Guarulhos e Ol inda, obteve-se autor ização para reprodução des se protocolo.
      Espera-se com isso que esse documento subsidie o processo de regional ização das redes de serv iços, const i tuindo-se numa importante fer ramenta para os prof issionais da atenção básica, apoiando-os na condução da referência para a média e alta complexidade.







Guia Saúde Olinda 2009


Este é um Guia de referência da Rede de Assistência à Saúde, disponível para você em Olinda.

Ele contém os nomes e endereços dos serviços e dos especialistas que o SUS/Olinda coloca à sua disposição através da Secretaria de Saúde/Prefeitura Municipal de Olinda.



Click no link abaixo:




Catilhas - Saúde da Mulher

Estas cartilhas foram elaboradas especialmente para você, mulher olindense usuária dos serviços de saúde do município, para que possa conhecer melhor o seu corpo, seus direiros e os serviços oferecidos para cuidar de sua saúde.
Esperamos que você desfrute bastante das infomações aqui apresentadas e, assim, possa ter uma melhor qualidade de vida.

Cartilha - Planejamento familiar ou reprodutivo pre natal, parto puerpério






Cartilha- Sair da violência não é fácil, mas é possível




Cartilha - Prevenção do câncer de útero e do câncer de mama


 





PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS 



Sala deSituação de Saúde: compartilhando as experiências do Brasil 

Click no link abaixo:


MOPECE: Módulo 01



Click no link abaixo:

MOPECE: Módulo 02


Click no link abaixo:

MOPECE: Módulo 03


Click no link abaixo:

MOPECE: Módulo 04


Click no link abaixo:

MOPECE: Módulo 05


Click no link abaixo:

MOPECE: Módulo 06


Click no link abaixo: